Está em dúvida se é saudável seu cachorro comer só ração? É normal ter essa dúvida por uma série de fatores.
Afinal, é normal querer proporcionar a melhor alimentação para seu cachorro, com o intuito de garantir que possa prolongar a vida de seu pet.
É natural querer que seu cachorro passe muitos anos ao seu lado e para isso, é importante oferecer a melhor alimentação.
É saudável o cachorro comer só ração?
Não há problema algum em seu cachorro comer só ração. No entanto, atualmente é praticamente impossível criar um cachorro comendo apenas ração. Além disso, é importante perceber que a ração adequada para seu pet é nutricionalmente balanceada para atender as necessidades do cachorro.
Por isso mesmo, é possível alimentar o cachorro principalmente de ração. Contudo, é interessante disponibilizar petiscos como parte da rotina para que o animal não enjoe do sabor da ração e comece a evitar o consumo.
É comum pensar em petiscos industrializados como biscoitos, ossinhos e afins. Entretanto, também existem alimentos de sua rotina que podem ser oferecidos como petisco sem qualquer risco. Como é o caso de:
- Melão geladinho;
- Morango;
- Kiwi;
- Banana;
- Maçã sem semente;
- Chuchu;
- Espinafre;
- Cenoura.
São alimentos que comumente todas as pessoas deixam na geladeira e que podem fazer parte da rotina de consumo dos pets. Oferecer frutas geladas é uma ótima pedida para dias de calor intenso.
Além disso, é importante dar ao cachorro somente um petisco. Mesmo que o pet fique com carinha triste pedindo mais, a ração deve ser 90% da alimentação e os outros itens apenas 10% daquilo que é oferecido durante o dia.
Escolha a ração adequada com orientação especializada
Ração não é tudo igual. Existem diferentes formulações e cada uma delas atende um momento específico da vida de seu pet.
E é por isso que você deve procurar um veterinário de confiança que possa tirar suas dúvidas e receber orientação personalizada.
Afinal, o profissional saberá indicar qual é a ração balanceada e que se encaixa nas necessidades de seu melhor amigo de quatro patas. Nesse caso, o cachorro comer só ração será saudável, justamente por causa da personalização da estratégia.
Enquanto as rações pobres em nutrientes podem estimular o cachorro a comer uma quantidade maior ao longo do dia. E isso está atrelado a uma série de problemas, como o risco aumentado de obesidade canina.
Portanto, é interessante escolher uma ração de boa qualidade, que seja compatível com a necessidade nutricional de seu cachorro.
Conheça os 3 tipos principais de rações vendidas na atualidade
É importante saber que na atualidade existem 3 tipos principais de rações que são vendidas em supermercados, pet shops e online, são:
1. Standard
A ração mais comum é a standard, que costuma ser vendida em supermercados e possui uma boa composição. Mas não é indicado o cachorro comer só ração standard, geralmente o veterinário orienta complementar a alimentação com petiscos e sachês.
Devido ao fato de que o alimento costuma ser rico em proteína vegetal e animal, por isso, é uma opção que costuma exigir que o tutor dê maiores quantidades de ração para que o cachorro fique satisfeito.
Uma vez que, o cachorro tem mais facilidade de absorver a proteína animal e parte significativa da ração é composta por proteína vegetal para reduzir custos.
2. Premium
A ração premium costuma ser aquela recomendada por um veterinário para o tutor. Tendo em vista que, é um alimento com preço um pouco maior que o anterior, mas tem as questões nutricionais mais equilibradas.
Geralmente as rações premium não usam corantes artificiais e são mais saudáveis. O que faz com que a alimentação de seu cachorro seja mais natural e
3. Super Premium
A ração super premium é uma opção mais natural, com nutrientes de qualidade superior. A ração costuma ser mais cara e justamente por ser mais nutritiva, o cachorro come menos.
Por isso, é comum que o custo-benefício seja interessante. Além disso, a ração super premium costuma ser uma opção interessante para aqueles que buscam uma alimentação mais natural para o cachorro.
Pets que possuem alergias alimentares podem se beneficiar quando consomem rações super premium orientadas pelo veterinário. Cada pet é único e é importante oferecer aquilo que é adequado para a necessidade dele.
Como incluir a ração úmida na alimentação do cachorro?
Além da ração seca, a ração úmida pode ser oferecida ao cachorro com frequência. Tendo em vista que, é um alimento nutricionalmente balanceado e que ajuda a variar a alimentação de seu pet.
A ração úmida é uma ótima opção para oferecer ao pet quando ele está doente, visando ajudar o animal a ingerir mais líquido. Além disso, é uma boa opção para ajudar o cachorro a comer algo diferente, quando ele está recusando a ração seca.
O mais comum é oferecer o sachê de ração úmida em momentos pontuais, garantindo que o cachorro possa se manter bem nutrido, saudável e tenha qualidade de vida.
As rações úmidas são muito indicadas para filhotes e cachorros idosos, que apresentam dificuldade de comer.
Em todos os cenários, o indicado é procurar seu veterinário de confiança e questionar o profissional, para que ele possa te dar a melhor orientação.
Dessa forma, é possível garantir que seu cachorro terá acesso aos melhores cuidados, obtendo todos os nutrientes que necessita por meio de uma alimentação rica e equilibrada.
Cuidado com excesso de petiscos
É muito natural que a família se preocupe em oferecer petiscos para que o cachorro fique bem nutrido e tenha acesso a uma alimentação variada.
Contudo, não é raro cometer o erro de oferecer muitos petiscos no dia a dia e o cachorro acabar ganhando peso. O que ocorre é que o sobrepeso é prejudicial para a saúde cardíaca, articulações e bem-estar de seu pet.
Por isso, é importante oferecer petiscos diariamente, respeitando o limite de até 10% da dieta de seu cachorro. Se o consumo for maior que isso, a família está expondo o animal ao risco de se tornar um cachorro obeso.
Aproveite que agora já sabe que é saudável o cachorro comer só ração, desde que seja um alimento de boa qualidade. Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe seu comentário.
E não se esqueça: seja para escolher a ração ideal, petiscos ou qualquer outra questão, sempre leve seu cachorro a um bom veterinário.
Dessa forma, seu cachorro poderá comer só ração ou outros alimentos conforme a orientação individualizada para a necessidade dele.