Infelizmente tem sido cada vez mais comum encontrarmos cachorro obeso. Quando o pet fica acima do peso ideal, suas articulações são sobrecarregadas e ele passa a ter uma série de problemas indesejados.
Inclusive, a obesidade em cães pode encurtar sua vida, por causa de problemas desencadeados pelo sobrepeso.
Portanto, é interessante ter em mente que é preciso cuidar do cachorro obeso, com o intuito de que ele perca peso e possa ter uma vida saudável. Nós trouxemos dicas práticas.
Dicas especiais para lidar com cachorro obeso
É importante entender que a obesidade é uma doença e que causa prejuízos para seu cachorro. A partir dessa visão, confira algumas dicas:
1. Comece um acompanhamento veterinário
Muitas famílias não fazem o acompanhamento veterinário como deveria. O ideal é que o cachorro tenha acompanhamento para que a quantidade de comida possa ser controlada pelo profissional.
Dessa forma, a família tem segurança de dar a porção correta, sabendo que o cachorro não está passando fome e que está sendo bem nutrido.
Além disso, o veterinário poderá fazer os exames necessários, para que acompanhe a saúde do pet e possa garantir que ele está em boas condições de saúde.
2. Inserir a prática de atividade física
É muito comum que o veterinário recomende ao cachorro obeso o início da prática regular de atividade física.
E isso é diferente de fazer passeios mais frequentes. Na verdade, o recomendado é natação e fisioterapia. Tendo em vista que, são atividades que não vão sobrecarregar as articulações do cachorro que já estão sofrendo pelo excesso de peso.
O ideal é seguir a orientação do veterinário, para aumentar a queima de calorias no dia a dia e garantir que o cachorro possa ter mais qualidade de vida.
3. Cuidado com os passeios
Não é raro que as pessoas pensem que basta passear mais ou fazer passeios mais extensos para que o cachorro queime os quilos a mais.
Todavia, o sobrepeso causa estresse térmico no cachorro, ou seja, em dias de sol ele entra em sofrimento ao passear por muito tempo.
Portanto, vale a pena fazer passeios mais curtos e mais frequentes, sempre antes das 9h para evitar o asfalto quente ou após as 16h quando já esfriou.
Afinal, se você passeia em horários ensolarados além de queimar as patinhas de seu cachorro, está causando uma sobrecarga no corpinho dele por causa do sobrepeso.
Por isso mesmo, não tente adotar nenhuma medida por conta própria, forçando o cachorro a se exercitar mais ou reduzindo a comida sem saber se a quantidade oferecida sacia o cachorro.
Uma vez que, a sua tentativa visando melhorar a saúde do cachorro obeso pode estar, na verdade, piorando o problema. Sempre siga as instruções de um bom veterinário que auxilie no caso.
4. Trocar a ração
Atualmente já existem rações que são mais indicadas para cachorros obesos. A composição desses alimentos é diferenciada, justamente para ajudar na luta para regular o peso do pet.
Portanto, é válido aproveitar este tipo de recurso, com o intuito de garantir que possa alimentar o cachorro de forma saudável.
Geralmente o veterinário que está acompanhando o caso orienta a família em relação ao tipo de ração que é mais indicado para o pet.
Dessa forma, o animal poderá ter uma alimentação equilibrada. O que é indispensável para que ele fique bem nutrido, mas sem sofrer danos ocasionados pelo sobrepeso.
Cachorro obeso: trata-se de uma doença
A maior parte das pessoas acha bonitinho o cachorro cheio de dobrinhas e vislumbra como algo fofo. Quando na verdade, a condição causa desconforto ao animal.
Geralmente, as pessoas fornecem ração e vários petiscos ao longo do dia para o cachorro, nutrindo a crença de que ele está com fome.
Dar petiscos em excesso é um comportamento que todos os humanos devem evitar. Justamente para favorecer a perda de peso.
Dar comida humana ao animal é um erro bastante comum e que só prejudica a saúde de seu pet. Portanto, aproveite as dicas e cuide de seu cachorro obeso, para que a doença não diminua os anos que ele pode ter ao seu lado.
Afinal, quem é apaixonado por cachorros sempre quer que eles tenham a vida mais longa possível. É por isso que é importante que o cachorro não fique com sobrepeso ou obesidade.
Com o peso saudável o animal poderá ter uma vida longa, saudável e feliz ao seu lado. Que tal brincar bastante com o cachorro? Se você quer que ele corra para todos os lados pegando bolinha, ele precisa ter um peso saudável para não sobrecarregar as articulações dele.
Portanto, sempre tenha o cuidado de alimentar seu pet conforme a orientação dada pelo veterinário. De modo que, o peso fique dentro de limites saudáveis e o pet possa ter uma vida longa e feliz.
Curtiu as dicas? Não se esqueça de compartilhar com as pessoas que amam cachorros e aplicar em seu dia a dia.
Uma resposta
I like your writing style really loving this site.