Percebeu o cachorro bebendo muita água? Este é um sinal importante para se atentar, com o intuito de observar se há alguma alteração de saúde em seu pet.
Afinal, quando o animal demonstra alguma alteração de comportamento, é importante entender se é um sinal de alerta de problemas de saúde.
Por isso, estar sempre atento ao seu pet é um cuidado importante, visando o bem-estar de seu cachorro.
Cachorro bebendo muita água: se for filhote é normal
Quando se trata de um cachorro filhote, é comum ele beber muito mais água quando comparado com os cachorros mais velhos.
Isso se dá justamente por ser um cachorro que tem mais energia, o que faz com que esteja sempre agitado. Dessa forma, ele acaba se desgastando mais e precisando repor água ao longo do dia.
O que é diferente de um cachorro mais velho, que fica mais parado e acaba não tendo a mesma necessidade da infância.
Outro fator que deve ser considerado é o passeio. Ao longo do passeio o cachorro late, interage com outros pets, brinca e com isso, precisará repor água ao chegar em casa.
Inclusive, quando o objetivo é fazer um passeio longo, é importante levar água para dar ao cachorro, para que ele possa se hidratar e evitar problemas de saúde.
Qual a quantidade de água que um cachorro bebe por dia?
Se a sua dúvida é em relação ao que é saudável, saiba que o cachorro costuma ingerir 30 ml de água para cada meio quilo de peso.
Por exemplo, um cachorro que pesa 15kg vai beber em média 900 ml de água. O que faz com que não seja interessante oferecer potes enormes de água para seu cachorro.
Afinal, é importante que a água oferecida esteja sempre limpa e fresca. Por isso, mantenha apenas um pequeno pote, para que seja fácil perceber se o pet consumiu e se está na hora de limpar o pote e reabastecer.
Cachorro bebendo muita água: entenda os outros casos normais
Além do passeio com a família, o cachorro pode beber muita água após brincar em casa, correndo atrás de bolinha, por exemplo.
Também é comum que o cachorro beba mais água em dias que são quentes. Justamente com o intuito de garantir que possa manter a temperatura corporal saudável, o que é fundamental para o bem-estar do cachorro.
Assim como, é comum que nos dias frios o pet diminua seu consumo de água. Sempre tenha o cuidado de oferecer mais água fresca ao cachorro nas seguintes situações:
- Cachorras que estão gestando ou amamentando;
- Após atividades físicas, passeios e caminhadas;
- Nos dias que estão quentes, podendo até colocar um gelo dentro;
- Deixe sempre água disponível para filhotes.
Todo cachorro precisa ter acesso fácil à água fresca e limpa. O ideal, inclusive, é trocar a água de seu cachorro ao longo do dia, fazendo duas trocas diárias para que a água esteja sempre limpa.
Afinal, é normal que o cachorro tenha terra no focinho, grama e outros itens, o que faz com que ele acabe sujando a água na hora de beber. Portanto, é de grande importância sempre manter a água limpa.
Atualmente já existem alguns bebedouros que são no formato de galão e só disponibilizam uma porção de água conforme o cachorro movimenta o produto. Dessa forma, a água está sempre limpa e bem armazenada, garantindo que o animal tenha a melhor água para consumir.
Cachorro bebendo muita água pode indicar doença?
Sim! Infelizmente, quando o cachorro está bebendo muita água pode ser um sinal de que o pet está doente, o que faz com que seja importante observar todo o comportamento do animal e levar ao veterinário para um check-up. Algumas doenças que desencadeiam aumento do consumo de água são:
1. Insuficiência hepática
Em alguns casos, o animal sofre com falência do fígado. Os sintomas são o consumo de muita água, urina em excesso, vômitos e diarreia. Estar atento é fundamental para que o animal possa receber cuidado veterinário.
2. Problemas renais
Infelizmente os problemas renais são muito comuns em cachorros. Por isso, é importante observar se em conjunto com o aumento do consumo de água o pet também urina mais e se ele vomita.
Portanto, é importante sempre analisar todo o comportamento de seu cachorro, com o intuito de garantir que possa relatar ao veterinário se existe outra alteração além do cachorro bebendo muita água.
3. Diabetes mellitus
A resistência à insulina gera o comportamento do cachorro bebendo muita água. Por isso, se você percebeu que do dia para a noite seu cachorro está tomando muito mais água que o habitual e isso se repete todos os dias, é útil levá-lo para receber cuidados.
Estas são as três principais doenças que podem levar o cachorro a beber muita água. Se você suspeita que seu pet está doente, tenha o cuidado de observar e anotar todos os sintomas percebidos.
Afinal, beber mais água que o habitual por alguns dias não é o suficiente para que se tenha um diagnóstico ou um direcionamento para obtenção do diagnóstico.
Portanto, é fundamental para que possa ter o cuidado de entender o comportamento do animal para que possa procurar ajuda profissional caso o pet esteja com algum problema de saúde.
Entender o que ocorre com seu cachorro, anotar os sintomas e procurar um bom veterinário te ajudará a tratar seu pet da melhor forma possível. Garantindo que o animal de estimação tenha boa qualidade de vida. Se o seu cachorro está bebendo muita água, observe e procure ajuda.