Sabia que adotar cuidados de armazenamento da ração é importante para que o cachorro não enjoe do alimento? O mesmo é válido para a ração de seus gatos!
Muitas vezes, as famílias acham que o cachorro enjoa facilmente da ração. Quando na verdade, o problema se dá por causa do hábito de armazenamento da ração que é equivocada.
E isso gera um enorme problema. Ao ter que lidar com constantes trocas de marca, gerando prejuízo e tendo dificuldade de lidar com o apetite do cachorro.
Dito isso, trouxemos algumas dicas e informações para que você adote alguns cuidados no armazenamento da ração.
4 dicas práticas de cuidados de armazenamento da ração
Existem cuidados que são necessários para que o armazenamento da ração seja o melhor possível, beneficiando a saúde de seu pet, confira:
1. Prefira usar um pote com tampa
Um truque importante para o armazenamento da ração ser eficiente, é sempre usar um pote com tampa.
Dessa forma, é possível evitar que o alimento fique aberto e exposto ao vento. Uma vez que, a ração aberta vai ficar amolecida, alterando por completo o sabor.
Além disso, a ração em contato com o ar acaba fazendo com que o cachorro sinta o cheiro da ração o tempo todo. O que também contribui para que o bichinho enjoe do alimento.
Portanto, o ideal é manter dentro da embalagem original bem fechada ou ter um pote bem vedado para guardar o alimento.
2. Não coloque a mão na ração
Um erro comum é colocar a mão na ração na hora de servir. Ter um pegador específico para esta finalidade é importante.
Justamente para não alterar o cheiro do alimento e não contaminar o alimento. Dessa forma, você está garantindo que seu pet tenha um alimento de qualidade para consumir no dia a dia.
3. Mantenha a ração em um ambiente limpo
Sempre tenha o cuidado de manter a ração armazenada em local adequado. Quando o ambiente está sujo, é natural atrair animais como insetos, que vão infestar a comida do pet e torná-la imprópria para comer.
Portanto, o ideal é sempre ter o cuidado de garantir um ambiente limpo e ao abrigo do sol e umidade para que o cachorro possa ter uma refeição saudável.
De modo que, o cachorro não tenha nenhum problema de saúde ocasionado por erros no armazenamento da ração. Afinal, contaminações podem desencadear problemas gástricos no pet.
4. Tenha cuidado com a validade
É importante perceber que a ração tem uma validade. E se o cachorro é pequeno, comprar uma ração de 15 kg, por exemplo, pode desencadear a perda do prazo de validade.
Uma vez que, o cachorro não comerá todo o produto antes que a validade vença. Portanto, o que seria uma economia passa a ser um verdadeiro prejuízo.
Além disso, perceba que o contato com o sol, o tempo aberto e a umidade no ambiente são fatores que influenciam diretamente a vida útil da ração.
Portanto, é fundamental analisar não só a validade, como a aparência geral do alimento, para que o cachorro não coma algo que não está apropriado.
Como guardar a ração úmida?
A ração úmida costuma ser uma opção para quando o cachorro está com problemas renais ou quando a família que agradar o pet mudando o sabor da alimentação.
No entanto, é comum que a embalagem seja grande e o pet não consuma o alimento todo de uma vez.
Por isso mesmo, é importante saber que você pode armazenar o alimento bem fechado na geladeira por até 48 horas após ter aberto.
O que permite que você ofereça o alimento aos poucos, para que o cachorro coma somente o suficiente.
Uma vez que, também é importante ter cuidado para que seu cachorro não coma demais e isso ocasione aumento de peso.
Cuidado com a compra de ração em excesso
Muitas famílias optam por comprar embalagens de ração de 15 quilos, mesmo tendo um cachorro pequeno, que levará meses para comer.
O objetivo da atitude é economizar, por contar com um valor muito mais baixo no preço do quilo da ração.
Todavia, é importante ter cuidados especiais no armazenamento, para que a ração fique em boas condições do dia em que foi aberta até o último dia de consumo.
Perceba que, é preciso fechar a embalagem corretamente, com o intuito de evitar que a ração pegue umidade e fique mole.
Além disso, é interessante não colocar a mão no saco de ração na hora de servir. É útil armazenar a ração em um pote grande, que possa guardar a ração que será consumida durante a semana.
Dessa forma, você reabastece o pote quando for preciso e evita a manipulação da embalagem de 15 quilos várias vezes ao dia. O que vai ajudar a garantir menos umidade e contaminantes na ração.
Lembre-se de manter o saco em local limpo, seco e arejado, para evitar que o alimento fique em más condições para o consumo de seu pet.
Quais das nossas dicas você já aplica em sua rotina? Cuidar da alimentação de seu cachorro é trabalhoso, mas de extrema importância. Justamente para que o animal possa ter qualidade de vida e possa consumir refeições equilibradas, saudáveis e em boas condições.
Respostas de 2