Está na dúvida entre labrador ou golden? As duas raças são incríveis e indicadas para famílias. Contudo, é importante entender as diferenças de comportamento entre os pets, para que possa escolher aquele que mais combina com a sua rotina.
Afinal, quando a família tem clareza sobre características comportamentais do pet, é mais fácil fazer a adaptação. E é justamente por isso que nós trouxemos mais detalhes sobre o labrador e o golden, com o intuito de que possamos te ajudar a escolher a raça ideal para cuidar.
Entendendo quais são as necessidades e o perfil de cada raça, a decisão fica muito mais fácil, beneficiando a família como um todo ao escolher o pet ideal. Confira os detalhes a seguir.
Labrador ou golden retriever: entenda as diferenças
Cada animal tem suas características únicas, contudo, existem comportamentos que são habituais de pets de determinadas raças. E é justamente isso que pretendemos esclarecer a seguir, entenda:
Características gerais do labrador
Para que entenda se o labrador é ideal, conheça as principais características da raça:
- Temperamento: alegre, brincalhão e ativo, é um cachorro que demanda atenção;
- Necessidade de exercício: o labrador precisa se exercitar diariamente, com corridas, caminhadas e brincadeiras para evitar o adoecimento, causado pelo sobrepeso e inatividade;
- Cuidados com o pelo: exige escovação regular e atenção contra pulgas e carrapatos por ter uma pelagem densa e curta;
- Adequado para: famílias muito ativas, que possuem tempo para dedicar às brincadeiras e exercícios regulares com o pet;
- Complicações de saúde comuns: são pets suscetíveis a infecções de ouvido, catarata e problemas de pele.
Características gerais do golden retriever
O golden retriever é conhecido por ser um pet com visual fofo, entenda mais sobre as principais características da raça:
- Temperamento: gentil, afetuoso e leal, é um pet um pouco mais calmo que o labrador;
- Necessidade de exercício: precisa de atividade física regular para evitar complicações de saúde;
- Cuidados com o pelo: com pelagem longa e densa, precisa de escovação diária para evitar nós, além de cuidados preventivos para evitar pulgas e carrapatos;
- Adequado para: famílias com crianças e idosos, que buscam um cão companheiro e que possuem tempo para os cuidados diários com a pelagem do pet;
- Complicações de saúde comuns: comumente é um pet que tem problemas de pele, como alergias e dermatites frequentes, além de ter chance de desenvolver catarata ou glaucoma.
Como identificar entre labrador ou golden qual é o ideal?
É fundamental observar a rotina de sua família. Tendo em vista que, ambos são pets que precisam de atenção e cuidados diários.
Contudo, uma família com crianças muito ativas que gostam de correr, brincar e possuem espaço tende a se adaptar melhor com o labrador.
Já uma família com idosos que desejam um cão companheiro, para acariciar e cuidar tende a se adaptar melhor com o golden.
É óbvio que cada pet tem sua própria personalidade e conjunto de características. No entanto, observando os indicadores gerais da raça, é possível fazer uma escolha mais alinhada à família.
De modo que, a adaptação seja facilitada, para que o pet possa ter qualidade de vida no cotidiano desde filhote, por se encaixar perfeitamente na família.
Aproveite as dicas, considere qual raça é a mais adequada e tome uma decisão visando ampliar a família de modo consciente e intencional.
Afinal, seja um labrador ou golden, é preciso dedicar amor, idas ao veterinário, momentos de brincadeira e troca. O que demanda tempo, investimento e requer que sua decisão inicial tenha sido bem planejada.
E você, tem um labrador ou golden? Deixe seu comentário sobre sua experiência cuidando de seu pet para inspirar outros apaixonados por labradores e goldens.