O cachorro golden é uma fofura por si só, brincalhão e ótimo para conviver com crianças. No entanto, não é uma raça que tenha fácil adaptação em ambientes pequenos, o que deve ser avaliado pela família que pensa em adotar o pet.
Tendo em vista que, é um cachorro de maior porte e que tem muita energia, por isso, precisa passear bastante e brincar com a família. Nós trouxemos algumas dicas e informações sobre a raça para te ajudar a ter uma visão geral antes de ter um golden na família.
Cachorro da raça Golden Retriever: porte
Os cachorros da raça Golden são ativos, grandes, costumam ser excelentes para atividades como cão-guia para cegos e auxilia pessoas com dificuldades motoras.
Muito inteligentes, são cães que demandam bastante de seus tutores. Uma vez que, seu porte físico pede por 40 a 60 minutos de exercício físico diário. Seja praticando atividades como caminhada, corrida, brincadeira ou passeios.
A raça tem como instinto a busca contínua por atividades dinâmicas, o que faz com que seja possível treiná-los para ter um cachorro muito ágil e obediente.
Falando em porte, o tamanho médio do golden é de 61 cm, com peso médio de 32 kg. Além de ser um cachorro que tem expectativa de vida média de 12 anos.
Cachorro Golden e a convivência
Muito inteligente e brincalhão, o cachorro Golden gosta de brincar com outros animais, é muito adaptável e requer bastante atenção.
Trata-se de um cachorro amigável, espaçoso, fácil de se adaptar, mas que também apresenta alguns problemas de saúde comuns e adora atenção.
A convivência em apartamento é difícil quando o espaço é pequeno, por ser um cão que realmente é espaçoso apesar de não ser territorialista.
Em outras palavras, é um cachorro que precisará de espaço e em apartamentos pequenos ele tende a ter um comportamento inapropriado, chamando muita atenção dos tutores e ocasionando desgaste na convivência.
Portanto, é importante se atentar ao fato de que o cachorro é grande, brincalhão e que tem demandas próprias, para escolher uma raça compatível com seu espaço disponível.
Os pelos de seu Golden precisam de atenção
Um ponto muito importante de observar é que o golden retriever é um animal com aquela carinha fofa, pelos longos e dourados.
O que demanda bastante atenção e cuidado por parte dos tutores. Tendo em vista que, é natural ter nós nos pelos ocasionados pela rotina, o que acaba demandando escovar os fios frequentemente.
Além disso, a tosa precisa ser especializada, para que sua casa não fique tomada de pelos do animal.
O ideal é que o cachorro tome banhos regulares no pet shop, onde poderá receber atenção especial para evitar nós, pulgas e carrapatos.
O uso de coleiras apropriadas faz a diferença para que o pet fique limpinho e longe de problemas em seus pelos.
Saúde da raça
Do ponto de vista da saúde, o golden retriever é uma raça que muito comumente desenvolve câncer. Não se sabe ao certo o motivo, todavia, é uma doença frequente nos goldens.
Além disso, a displasia do quadril também é uma doença comum entre os goldens e gera dor. Ocorre quando existe um desenvolvimento anormal da articulação do quadril.
No geral, quando é acompanhado por um especialista o golden retriever tende a ser um cachorro brincalhão, muito ativo e saudável.
Outro ponto interessante de observar é que o animal é comilão. Por isso mesmo, a obesidade é um problema comum entre os pets da raça.
Portanto, a família tem que ser cuidadosa para garantir bons níveis de atividade física diária e evitar petiscos em excesso.
Afinal, por ser um cachorro que costuma ter problemas de quadril o ideal é sempre evitar o excesso de peso.
O golden retriever late muito?
Não, a raça não costuma latir muito e se for bem treinado é ainda mais ansioso. Em geral, os latidos do cachorro estão associados ao fato de quererem atenção.
Quando ele é deixado de lado por muito tempo e não tem uma atividade para fazer, ele acaba latindo para ter atenção.
No mais, o cachorro é agitado e cheio de energia. Por isso, se a ideia é criar um golden em apartamento, escolha um ambiente espaçoso e esteja disposto a levar o pet para várias caminhadas ao longo do dia.
Justamente com o intuito de gastar a energia de seu cachorro e evitar que ele fique desconfortável em casa.
É um cachorro destruidor?
Em alguns casos, o excesso de energia do golden retriever é destinada a destruir móveis, sapatos e muitos objetos que ele encontra pela casa.
Principalmente naquela fase em que o cachorro ainda é filhote. Para evitar prejuízos é importante entreter o pet com brinquedos apropriados e dar atenção para ele. Justamente com o intuito de evitar danos.
Além disso, o treinamento desde cedo é muito útil para garantir que seu cachorro não tenha problemas comportamentais.
Está pensando em ter um golden? Sem dúvidas, é um cachorro fofo e ótimo para quem tem crianças ou idosos, quer um amigo fiel e tem espaço para recebê-lo em casa.
Respostas de 2