Já reparou que existem diferentes tipos de coleira para cachorros? É natural ter dúvidas sobre qual é o melhor modelo para usar no dia a dia.
Afinal, é importante escolher uma opção que evite fugas, seja confortável para o seu cachorro e proporcione um dia a dia prático.
Por isso mesmo, nós trouxemos algumas informações sobre os diferentes modelos, com o intuito de te ajudar a escolher a opção ideal.
Conheça os diferentes tipos de coleira para cachorros
É interessante escolher o melhor tipo de coleira para cachorro com o intuito de proporcionar conforto e segurança para passear com seu pet. Por isso, nós trouxemos dicas relevantes para te auxiliar em sua escolha:
1. Coleira Plana Tradicional
Trata-se da coleira mais comum e versátil para aqueles cachorros que são tranquilos e não possuem o hábito de puxar muito enquanto passeiam.
É possível adquirir o modelo em diferentes materiais como nylon, couro e outros acabamentos que se adaptam ao pet.
Fácil de usar para identificar seu cachorro e levá-lo para passear, é uma coleira que pode ser higienizada com praticidade.
Caso o cachorro tenha o hábito de puxar durante o passeio, não é a coleira ideal. Uma vez que pode proporcionar desconforto. Escolher o que te ajuda a cuidar de seu cachorro e proporcionar conforto faz toda a diferença.
2. Coleira peitoral
Colocada no tórax, é uma coleira que distribui a pressão igualmente pelo corpo, o que evita desconforto no pescoço do pet.
Confortável e segura, é a opção ideal para cachorros agitados que puxam a coleira enquanto passeiam.
Além de ser confortável e segura, é um material fácil de higienizar. Contudo, é interessante saber que a coleira peitoral é um modelo mais pesado. O que faz com que comumente seja usada em raças menores.
3. Coleira cabresto
Mais incomum, é um modelo útil para cachorros que são muito agitados e que puxam muito durante o passeio.
Todavia, é um modelo que precisa ser usado da forma correta, para que não fique desconfortável para o cachorro durante o passeio.
O modelo envolve o pescoço e o focinho do cachorro, evitando que ele fique inquieto e puxando durante todo o passeio.
Normalmente o modelo é usado para raças maiores, tornando o passeio mais seguro e agradável para o tutor e pet.
Dicas para escolher a coleira ideal
É importante adotar alguns cuidados na hora de escolher a coleira ideal para seu cachorro, visando que os passeios sejam confortáveis, entenda:
- Tamanho: é preciso medir a circunferência do pescoço e escolher uma coleira entre 2 a 5 cm mais larga para garantir que o pet passeie com conforto;
- Material: sempre prefira materiais resistentes e que ofereçam segurança e conforto, como nylon ou couro, dependendo do porte e comportamento de seu cachorro;
- Observe o comportamento: se o seu cachorro é muito agitado é preciso optar pelo modelo peitoral ou cabresto, observando o comportamento do cachorro fica mais fácil escolher a coleira ideal;
- Porte: um cachorro maior precisa de um modelo de coleira confortável para o passeio. Diferente do cachorro de pequeno porte que se adapta aos 3 tipos de coleiras.
Escolha a guia adequada para a coleira
É interessante perceber que além do tipo de coleira ideal você deve optar por uma coleira com guia longa de pelo menos 2 metros.
Dessa forma, você proporciona maior liberdade para seu cachorro passear, aproveitando o espaço durante o passeio.
Além disso, observe que o tamanho da guia pode ser controlado por você ao longo do passeio, evitando que o cachorro sofra algum acidente.
Afinal, uma guia longa dá liberdade de seu cachorro correr para a rua ou para outra situação de perigo. Por isso, você deve passear prestando atenção para que possa puxar conforme a necessidade.
Lembre-se que a melhor coleira para o seu cachorro depende do seu porte, comportamento e necessidades específicas. A coleira peitoral é uma opção popular por ser confortável e segura, enquanto a coleira cabresto é ideal para cães agitados. Sempre priorize o conforto e a segurança do seu pet ao escolher uma coleira.