O passeio de carro com cachorro faz parte da rotina de muitas famílias. Afinal, quando a família vai passar o dia na casa de algum parente, vai fazer uma viagem curta ou deseja ir para algum local mais distante de casa é natural levar o pet junto.
No entanto, é importante seguir uma série de cuidados no passeio de carro com cachorro para evitar riscos para o animal e para todos os passageiros.
Uma vez que, seguindo as normas de trânsito vigentes, todos estarão melhor protegidos e podem usufruir da experiência de uma forma mais tranquila e divertida. Pensando nisso, trouxemos dicas de cuidados para adotar durante o passeio de carro com cachorro, confira tudo a seguir.
Passeio de carro com cachorro: cuidados importantes
O passeio de carro com cachorro exige alguns cuidados que visam a proteção de todos, confira quais são:
1. Cachorro não pode ir solto no carro
Um erro muito comum que as pessoas cometem e que pode causar multas é justamente deixar o pet solto no carro.
Portanto, é interessante lembrar que o animal deve ser transportado em caixa apropriada ou usando um cinto para que fique preso pelo peitoral.
Dessa forma, é possível garantir a segurança do transporte, evitando que em caso de acidente o animal voe dentro do carro. Afinal, principalmente os pets de menor porte podem sofrer danos significativos quando ocorre uma colisão.
2. Todo o corpo dentro do carro
Não é raro vermos pessoas passeando com o cachorro que coloca a cabeça para fora do carro. No entanto, é útil saber que essa prática pode render multa por ser arriscada.
Segundo o artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é uma multa considerada grave que inclusive, pode resultar na retenção do veículo.
Portanto, não cometa esse erro! É importante evitar a prática para a segurança do cachorro e também para evitar problemas em eventuais fiscalizações.
3. Banco traseiro é mais seguro
O transporte do animal no banco traseiro é mais seguro para todos que estão no carro. Portanto, mesmo se está apenas o motorista e o pet no carro, vale a pena criar o hábito de fazer o transporte usando o banco traseiro.
4. Ar-condicionado durante o trajeto
O uso de ar-condicionado durante o trajeto é uma preocupação? Animais que sentem muito calor como Shih-tzu e Buldogue precisam do vento gelado para evitar hipertermia durante o trajeto.
Na dúvida, é válido manter uma temperatura que todos no carro se sintam confortáveis. Se alguém está com muito frio é interessante rever a temperatura no veículo!
Proteção nos bancos para o passeio de carro com cachorro
Muitas pessoas nutrem receio de que o pet faça xixi no banco do carro, por exemplo, durante o transporte.
O ideal é que o animal tenha feito suas necessidades fisiológicas antes de sair com a família. Além disso, se é uma viagem mais longa é importante fazer pausas para todos caminharem um pouco, aproveitando para dar água, comida e fazer um passeio com o cachorro.
Dessa forma, é possível reduzir o estresse do animal e garantir que o transporte seja tranquilo. No mais, também é útil colocar capas e proteções no banco do carro. Justamente para que a limpeza após o passeio seja mais fácil.
Afinal, o cachorro solta pelos e outros fluidos durante o passeio, o que faz com que o banco fique com algumas marcas.
Justamente para que a limpeza não seja um problema, vale a pena organizar o veículo antes de sair de casa. Quais desses hábitos você tem quando vai fazer um passeio de carro com cachorro? Deixe seu comentário e compartilhe o post com seus amigos.
Respostas de 2