Misturar algo na ração para o cachorro comer é um pensamento que passa no imaginário de praticamente todo tutor ao longo da vida.
Principalmente quando o cachorro parece ter enjoado da ração e não demonstra que irá voltar a comer aquele alimento.
Afinal, é desesperador quando o cachorro simplesmente começa a se recusar a comer a ração. Para evitar esse tipo de situação, é possível recorrer a alguns truques. Nós trouxemos tudo que você precisa saber sobre o tema!
Cachorro enjoa da ração?
Sim! O cachorro pode enjoar da ração que é oferecida para ele todos os dias. E isso é comum por uma série de fatores.
Mas é preciso ter atenção para identificar se o cachorro realmente enjoou da ração ou se ele está doente e por isso, perdeu o apetite.
Quando você perceber que o animal não está comendo como o habitual, procure identificar se existem outros sintomas se apresentando em conjunto.
Em alguns casos, o animal simplesmente não quer comer ração murcha, por isso, é importante ter o cuidado de sempre armazenar corretamente a ração. Além de servir somente o suficiente para que seu cachorro coma aquela refeição.
Deixar a ração muito tempo disponível no pote do animal confiando que ele vai comer quando tiver fome é um equívoco.
Peito de frango cozido para misturar na ração
Uma boa dica que é praticamente infalível para misturar na ração e ajudar a aumentar o interesse de seu cachorro de comer é justamente o peito de frango cozido.
No entanto, é importante que o frango tenha sido feito para o cachorro. Justamente para que esteja apenas cozido em água, sem sal e temperos como alho ou cebola.
Dessa forma, será seguro oferecer o frango desfiado para seu cachorro, aumentando o interesse dele por aquela refeição que foi oferecida.
Ofereça o peito de frango na hora da refeição e em quantidade suficiente
Sempre que se adiciona alimentos frescos na comida de seu cachorro é preciso ter atenção para uma série de fatores.
Como é o caso de analisar a quantidade. Justamente para que o cachorro coma aquela única vez, não sobre nada no pratinho e você possa lavar o recipiente logo após encerrar a refeição.
Justamente com o intuito de evitar atrair insetos para sua casa, além de garantir que o animal não comerá nada que ficou por horas fora das condições ideais de armazenamento.
Afinal, a comida natural que fica exposta acaba oxidando e pode ser prejudicial para a saúde gastrointestinal de seu pet se ele comer muitas horas após ter sido servido.
Cuidado com desbalanceamento nutricional
Quem tem o hábito de misturar na ração alguns alimentos comuns do dia a dia para que o cachorro não enjoe do sabor, precisa ter cuidado para não desbalancear a refeição de seu animal.
É importante que os petiscos não ultrapassem 10% da quantidade de calorias ingeridas por seu cachorro todos os dias.
Consultando um nutricionista, é possível adaptar a quantidade de nutrientes que seu cachorro irá comer todos os dias. Aspecto que é importante para que seu animal não fique com sobrepeso.
Afinal, o excesso de peso é prejudicial para a saúde do seu cachorro. Quando o animal fica muito acima do peso ideal, isso sobrecarrega as articulações e é prejudicial para o pet.
O ideal é que a família controle a alimentação do cachorro. Além de incentivar a prática de caminhadas, brincar com o cachorro para queimar calorias e ajudar a manter o animal com o peso ideal.
Trocar a marca de ração de seu cachorro
Um ponto muito importante é que você pode consultar seu veterinário, com o intuito de garantir que faça uma troca de marca que seja interessante para a saúde e bem-estar de seu animal.
Afinal, o cachorro precisa ter o sabor trocado quando ele está enjoado da ração. Ao mesmo tempo em que, é preciso que o animal continue tendo acesso a muitos nutrientes.
O que faz com que seja importante trocar a ração premium por outra premium, por exemplo. Portanto, ter orientação fará toda a diferença para que a troca seja assertiva.
Uma vez que, o animal poderá consumir uma ração sabor frango por um tempo, na sequência consumir uma ração sabor carne e evitar que enjoe do sabor.
Cuidados para seu cachorro não enjoar da ração
Alguns cuidados em sua rotina podem te ajudar a evitar que seu cachorro enjoe da ração, confira quais são:
1. Ter horário para servir a ração
É necessário ter o cuidado de servir a ração no mesmo horário todos os dias. Uma vez que, estabelecer uma rotina de alimentação ajudará a criar o hábito de comer.
Dessa forma, o animal poderá criar o hábito de comer naquele horário, contribuindo para que não tenha dificuldades de comer todos os dias.
2. Guardar corretamente a ração
É importante que a ração esteja guardada com cuidado. De modo que, não perca o seu aroma. Além disso, é possível evitar que a ração fique murcha, para que o animal não perca o interesse pela ração.
A ração seca precisa ser deixada em local bem fechado. É válido comprar um pote que fique bem vedado, para que o aroma da ração não se perca, bem como, a ração não fique mole.
3. Coloque o comedouro no local adequado
O comedouro precisa ser deixado em local seguro e tranquilo, para que o animal não se distraia na hora da refeição.
Além disso, a altura precisa ser adequada, para que o animal não sinta desconforto ao comer, principalmente se é um cachorro de grande porte ou idoso.
4. Excesso de calor
Em dias de muito calor, o animal pode sentir desconforto ao comer. Nesses dias, vale a pena recorrer à ração úmida, oferecer melão sem caroços bem geladinho, água gelada e até picolés de fruta sem adição de açúcar é interessante.
De modo que, o animal possa ter um refresco, para que possa se sentir confortável e possa se alimentar sem que o excesso de calor seja um fator que limita sua alimentação.
Aproveite as dicas, para que possa cuidar da alimentação de seu cachorro em qualquer cenário. E não se esqueça: quando o cachorro para de comer, é um sinal de que algo não está bem. Observe outros sinais e procure ajuda especializada caso suspeite que seu cachorro está doente.
Uma vez que, os sinais comportamentais vão guiar o diagnóstico e ajudar a garantir que seu cachorro seja bem cuidado.