Dar banho no cachorro em casa pode ser uma medida para remover sujeira depois de um passeio na praia ou parque onde o cachorro se divertiu e se sujou muito.
Além disso, é um cuidado que pode ser parte da rotina quando a família quer economizar ou deseja evitar a perda de tempo transportando o cachorro.
Por isso mesmo, nós trouxemos dicas úteis de como dar banho no cachorro em casa, para que possa ter segurança durante o processo.
Uma vez que, existem alguns cuidados importante para o bem-estar do cachorro. Confira quais são eles a seguir.
Dar banho no cachorro em casa requer o uso de produtos adequados
Um ponto muito importante é que a pele de seu cachorro pode apresentar problemas ocasionados pelo uso de produtos inadequados.
Portanto, é fundamental comprar shampoos, sabonetes e outros itens para pets. Usar shampoo ou outro produto de humanos pode desencadear dermatites.
Sempre tenha o cuidado de procurar um bom produto, ter uma boa toalha para secar após o banho e garantir que tudo fique bem guardado e limpo, pronto para uso.
O banho em casa é totalmente seguro e é agradável para a família e para o cachorro, mas precisa seguir alguns cuidados.
Justamente com o intuito de garantir que não coloque a saúde de seu cachorro em risco por causa de equívocos na hora de dar banho.
Passo a passo para dar banho no cachorro em casa
Nós trouxemos o passo a passo que vai te ajudar a dar banho no cachorro em casa de forma assertiva, confira:
1. Reúna os produtos necessários
Existem vários produtos que são necessários para dar banho no cachorro, como é o caso de:
- Shampoo e condicionador ou sabonete próprio para cães;
- Algodão para proteger os ouvidos do cachorro;
- Toalha grande e limpa;
- Escova de pentear os cabelos do cachorro;
- Secador de cabelos.
Portanto, é importante que você deixe tudo preparado para que não tenha que interromper o processo de banho, procurando itens que são necessários para continuar a higienização do pet.
2. Escolha um local para o banho
É possível dar banho em locais abertos, como o jardim ou quintal de casa. No entanto, se você preferir também é possível das banho no chuveiro usando o chuveirinho.
Outra opção viável é dar banho na lavanderia, aproveitando o espaço que é fácil de limpar depois para dar um banho completo em seu pet.
3. Escove os pelos do cachorro antes do banho
Escovar os pelos do cachorro antes do banho é fundamental, para que possa remover pelos soltos e nós, evitando que fique excesso de produto na pelagem.
Dessa forma, a água e o produto escorrem com mais facilidade pelos fios, promovendo uma limpeza mais eficiente e um banho mais agradável.
4. Cuidado com a temperatura da água
O ideal é dar banho no cachorro com água morna, aquela temperatura em que você coloca a mão e fica agradável.
Tenha o cuidado de não deixar a água muito gelada ou muito quente. Justamente para que a pele sensível de seu cachorro não sofra com desconforto durante o banho.
5. Molhe o cachorro gradualmente
Sempre tenha o cuidado de molhar o cachorro aos poucos, para que ele não se assuste com você jogando litros de água sobre ele.
Portanto, comece com um pouco de água, fazendo carinho no cachorro enquanto joga, para que ele seja molhado gradualmente e possa se habituar com o banho.
6. Aplique os produtos
Com o corpo já molhado, passe shampoo ou sabonete no cachorro, espalhe e esfregue em todo o corpo do animal para que possa limpar com eficiência. Tenha cuidado com olhos, ouvidos e boca.
Quando você for dar banho no cachorro em casa, é importante ter cuidado com as unhas, para evitar que ao esfregar o pet suas unhas machuquem a pele do cachorro.
7. Enxágue com atenção
Depois de lavar corretamente removendo a sujeira do cachorro, enxágue completamente o produto.
Sempre tenha cuidado com a cabeça para evitar desconforto para o cachorro. É normal que ele já esteja inquieto, faça carinhos e fale palavras de incentivo enquanto enxágua para que o cachorro continue se comportando como o desejado.
Após o enxágue passe uma toalha macia em todo o cachorro, para remover o excesso de água. Não se esqueça de secar bem as patas e orelhas. Na sequência, use o secador no jato frio para remover toda a umidade dos pelos de seu pet. Dessa forma, ele ficará seco e pronto para aproveitar o resto do dia ao seu lado.
Não deixe o cachorro secar ao sol
Um equívoco muito comum entre as famílias que dão banho nos pets em casa é deixar o cachorro encharcado no sol, esperando que os pelos sequem.
Isso pode expor o cachorro a adoecer, por ficar com muita umidade no corpo por horas. O ideal é sempre usar uma toalha e secador para eliminar esse excesso.
Tenha cuidado especial com as patas e orelhas, que não devem ficar úmidas para evitar o adoecimento e problemas de pele.
Organize a frequência de banhos de acordo com a orientação de seu veterinário e tenha um cachorro sempre cheiroso e bem cuidado em casa. Afinal, é possível dar banho no cachorro em casa com qualidade, aproveitando seu tempo livre para tal.
Ao dar banho no cachorro em casa, seu pet ficará limpinho e cheiroso, além de ser um momento divertido para os dois. Uma vez que, é um momento de conexão e
Respostas de 3
Muito bom linguagem clara. Aprendi bastante
I would like to thank you for the efforts you’ve put in writing this web site. I am hoping the same high-grade website post from you in the upcoming also. Actually your creative writing abilities has encouraged me to get my own site now. Really the blogging is spreading its wings rapidly. Your write up is a great example of it.