Está chegando a época de páscoa e é natural ter dúvidas se cachorro pode comer chocolate. Afinal, é um dos alimentos mais consumidos durante o período comemorativo e todas as famílias se comovem com aquele focinho fofo e olhar pidão.
Diante disso, nós trouxemos dicas e informações para que você possa entender tudo sobre a relação entre seu cachorro e chocolate. Confira as dicas e informações a seguir.
Por que cachorro não pode comer chocolate?
O chocolate é um alimento altamente tóxico para seu cachorro. Uma vez que, na composição do chocolate encontramos cafeína e teobromina, duas substâncias que são perfeitamente digeridas pelo corpo humano.
Todavia, são tóxicas para os cachorros que não conseguem digerir, causando intoxicação e podendo ocasionar morte do pet.
Por ser um alimento muito comum nas casas dos brasileiros, infelizmente a ingestão é comum. O que faz com que os cachorros sejam atendidos em clínicas veterinárias para lavagem estomacal por causa da intoxicação por chocolate.
O ideal é que a família tenha o cuidado de evitar o problema, tendo atenção de não deixar chocolate espalhado pela casa em espaços onde o cachorro consiga roubar durante um momento de distração dos responsáveis.
O que pode acontecer se o cachorro comer chocolate?
O chocolate é tóxico para o animal, ele poderá vir a óbito dependendo da quantidade ingerida. No entanto, o animal pode também ter intoxicação, alergia, vômito, diarreia e outros sintomas relacionados ao consumo do chocolate, dependendo sempre da quantidade ingerida.
É importante que em caso de suspeita de que seu cão roubou um pedaço de chocolate ou percepção de algum sintoma inesperado, a família procure ajuda especializada.
Infelizmente, é muito comum que os cachorros comerem chocolates roubados da família em períodos como a páscoa.
Ficar atento e não deixar chocolate em locais acessíveis para que o animal roube uma quantidade do doce é importante. Justamente para evitar acidentes que possam vir a ser letais para o animal.
Meu cachorro comeu chocolate: e agora?
Se o seu cachorro comeu chocolate oferecido por você sem saber que ele não poderia comer ou se ele roubou uma porção, leve imediatamente para uma clínica veterinária de sua confiança.
É interessante estar atento ao tipo de chocolate e tamanho da porção. Tendo em vista que, o caso será tratado como um envenenamento e por isso, quanto mais informações, melhor.
O ideal é conversar com o profissional, explicar qual alimento o cachorro comeu e se já percebeu alguma reação como vômito, diarreia ou dificuldade de caminhar, por exemplo.
A digestão de um cachorro é rápida, o que faz com que seja muito importante que a família realmente procure um atendimento emergencial com agilidade após identificar a ingestão acidental.
De modo que, o animal não sofra danos irreversíveis por ter tido acesso ao chocolate. Informar o acidente com riqueza de detalhes para a equipe de atendimento também é um ato de amor com seu animal.
Justamente para que o cachorro possa receber o atendimento que necessita, aproveitando as informações para que a equipe possa atender com agilidade e tomar todos os procedimentos necessários para evitar que o caso seja letal.
Não tenha vergonha de relatar o acidente
Quando ocorre algum acidente com o cachorro, é importante que a família relate em detalhes durante o atendimento.
Tendo em vista que, isso fará toda a diferença para que a equipe possa atender rapidamente. Não tenha vergonha de falar que o cachorro engoliu um pedaço de chocolate sem querer.
Afinal, isso faz com que a equipe possa atender com agilidade, iniciando uma lavagem estomacal para que o cachorro não morra por envenenamento.
Prestar socorro com o máximo de informações possíveis demonstra o seu zelo e atenção para com seu pet.
Portanto, não há motivo para ter vergonha de explicar o que aconteceu. Deixe qualquer preconceito de lado na hora de socorrer seu melhor amigo de quatro patas.
Pode dar doces para o cachorro?
Não! O que acontece é que a maior parte dos cachorros possuem algum grau de intolerância à lactose e muitos doces são receitas que levam produtos lácteos.
Além disso, o açúcar é um alimento que oferece inúmeros prejuízos para a saúde de seu cachorro.
Portanto, não é recomendado dar doces de nenhum tipo para seu cachorro. O ideal é sempre incrementar as refeições dele oferecendo petiscos adequados para a saúde do cachorro.
Cada animal poderá receber recomendações específicas, considerando peso, idade, alergias e outros fatores que o veterinário é capaz de analisar.
De modo que, seu cachorro tenha uma alimentação balanceada e apropriada, que foi recomendada para o bem-estar dele.
A alimentação canina sempre deve ser personalizada e saudável. Justamente para que seu cachorro tenha muitos anos de vida feliz ao seu lado.