A adoção responsável de um animal de estimação é um ato de amor. Mas que precisa ser feito com cuidado e planejamento, para que essa decisão seja até os últimos dias do animal com a família.
Afinal, a adoção é uma decisão que não deve ser enxergada como algo reversível! Uma vez que a família assume o compromisso de cuidar de um animal de estimação, é preciso ficar com o pet e ter responsabilidade sobre ele.
Seguindo essa linha de pensamento, trouxemos algumas dicas para você se preparar em relação à adoção responsável. Confira tudo a seguir.
Preparar o lar para a adoção responsável de um cachorro: o que fazer?
Na hora de preparar a casa para a adoção responsável, é importante estabelecer uma área onde ficará a cama do cachorro, um espaço para guardar os itens do pet e identificar soluções para que o cachorro tenha espaço para brincar, aproveitando a casa e preferencialmente sem a possibilidade de trazer danos.
Uma vez que, cachorros filhotes passam por aquela fase de roer todos os itens que encontram pela frente por causa do incômodo dos dentes nascendo.
No entanto, se a família opta por adotar um cachorro já adulto, é possível “pular” essa etapa. Todavia, não elimina a necessidade de se preparar para receber o animal de estimação!
O que deve ser comprado para receber o pet?
É importante preparar o ambiente para a chegada do cachorro. Disponibilizar bebedouro com água fresca, comedouro com ração, são alguns cuidados interessantes antes da chegada do pet.
Quem vai adotar pode deixar para comprar a caminha do cachorro após a adoção. Visando adaptar o tamanho da caminha ao cachorro.
É interessante ter o cuidado de analisar que o ambiente onde o cachorro vai ficar deve estar livre de objetos pontiagudos, medicamentos, produtos químicos e plantas tóxicas.
Dessa forma, o cachorro poderá ser recebido em casa sem nenhum risco que possa trazer danos ou prejuízos para sua saúde e bem-estar.
Dê atenção e carinho na ambientação do animal
É muito importante que a família se comprometa a dar atenção e carinho ao cachorro quando se faz uma adoção responsável.
Perceba que esse animal precisa desbravar a casa, entender quais são as novas pessoas com as quais ele vai passar a conviver e desfrutar de uma área livre para brincar e gastar energia.
Portanto, é necessário dar atenção e carinho durante esse processo de ambientação, para que o animal possa aproveitar a casa junto com a família.
Perceba que animais de estimação precisam de cuidados e atenção diária. O que demanda que a família realmente se programe para fazer essa adoção funcionar.
Identifique se a família realmente tem condições de fazer a adoção responsável
Perceba que, a adoção responsável é um processo que deve ser feito com muita consciência. O animal não é um brinquedo ou algo que pode ser descartado!
Por isso, não deve ser oferecido de presente para crianças ou feito sem planejamento. É fundamental entender se a família realmente pode arcar com os custos de ter um cachorro em casa. Bem como, se está disposta a dedicar tempo ao animal.
Afinal, é preciso dar banho, levar ao veterinário, levar para passear todos os dias e muito mais. Analisando todos os detalhes é possível fazer uma adoção responsável, com o intuito de garantir que sua família ganhará um novo membro que trará muita alegria.
E você, está pensando em fazer uma adoção responsável? É importante pensar com cautela para ter um novo membro da família.