Como está a higiene oral de seu cachorro? Evitar problemas dentários é fundamental para que seu pet tenha uma vida longa e saudável.
Afinal, é por meio da boca que o animal se alimenta e se o pet está com dor de dente, por exemplo, é natural que ele fique quietinho e apático.
Para evitar qualquer problema de higiene oral no dia a dia, nós trouxemos 5 dicas que vão te ajudar a manter os dentes de seu pet mais saudáveis.
5 dicas para evitar problemas dentários em cachorros
Para te ajudar a evitar problemas dentários em seus cachorros, nós trouxemos uma série de dicas úteis, confira quais são:
1. Escove os dentes do pet regularmente
A melhor forma de cuidar da saúde bucal de seu pet é começando desde cedo. De modo que, o pet possa ter o hábito de ter os dentes escovados como um momento prazeroso e não como um momento de sofrimento.
Quando o cachorro ainda é filhote, vale a pena usar a escova de dente que é conhecida como dedeira. O modelo se encaixa em seu dedo e é utilizado com facilidade, adaptando o cachorro a ter os dentes higienizados desde cedo.
Se a família tem muita dificuldade de usar a escova dedeira, é possível usar outros modelos e até mesmo a pasta de dente para que seja possível habituar o cachorro aos cuidados diários de higiene bucal.
2. Faça a escovação todos os dias
Assim como ocorre conosco, o cachorro também precisa ter os dentes escovados regularmente para evitar acumular restos de alimentos nos dentes.
Para evitar problemas dentários no cachorro é preciso fazer a higiene regular. Por isso mesmo, é importante habituar desde cedo o seu pet em relação ao momento da higienização.
Se o cachorro não tiver esse hábito, é importante ter clareza que o processo precisa ser feito aos poucos. O cachorro não deve ficar assustado com o processo de higienização dos dentes.
É natural ter dificuldade na primeira vez que tenta escovar os dentes do cachorro, justamente por ser uma área sensível.
O ideal é que o cachorro se sinta seguro para que o tutor possa fazer a limpeza periódica, para que a higienização não seja difícil e se torne parte do dia a dia.
3. Aproveite os petiscos funcionais
É interessante aproveitar também que o seu cachorro pode usar os petiscos funcionais que foram idealizados para a remoção de tártaro.
Dessa forma, a alimentação também auxilia a garantir que será possível evitar problemas dentários para beneficiar o bem-estar de seu pet.
Os petiscos que são funcionais são excelentes para a alimentação do pet, garantindo que o cachorro tenha a saúde bucal beneficiada pela alimentação planejada.
4. Use brinquedos antitártaro
Justamente para facilitar a rotina de cuidados com a higiene bucal de seu pet, aproveite os brinquedos antitártaro.
Esses brinquedos são estimulantes para o cachorro, garantindo diversão para os pets e viabilizando que o seu cachorro tenha os dentes higienizados a cada vez que morde o brinquedo.
É interessante lembrar a importância de manter esses brinquedos limpos, para que realmente cumpram o próprio papel.
Afinal, um local que o cachorro precisa morder para limpar os dentes precisa ser higienizado com frequência para beneficiar a saúde bucal de seu pet.
5. Mantenha as visitas regulares ao veterinário
Além de escovar os dentes de seu cachorro todos os dias, é importante visitar regularmente o veterinário e fazer limpezas profissionais.
De modo que, o seu cachorro tenha os dentes devidamente higienizados por um veterinário especializado.
Quando seu cachorro tem a saúde constantemente avaliada por um especialista, é natural que seja longevo e possa ter qualidade de vida.
Portanto, vale muito a pena visitar regularmente seu veterinário, visando garantir que o pet possa ter uma vida saudável, evitando problemas dentários.
Cuide diariamente da saúde bucal de seu cachorro
É importante adotar todos os cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal de seu cachorro. De modo que, o pet possa ter qualidade de vida, bem-estar e possa ter uma vida longa ao seu lado.
Afinal, a saúde bucal é indispensável para que o cachorro envelheça de forma saudável e possa ter muitos anos ao lado da família.
O acúmulo de tártaro é prejudicial para a saúde cardíaca de seu pet. O tártaro é um acúmulo de bactérias, o que faz com que toda a saúde do pet seja prejudicada.
Portanto, é indispensável cuidar da saúde de seu cachorro como um todo. Para que possa prolongar a vida do pet, beneficiando o bem-estar de seu pet. Aproveite as dicas para evitar problemas dentários de seu pet.